Novidades

30/09/2022

VALIDA DAY 2022

O Centro Educacional Cenecista Professor Felipe Tiago Gomes sediará a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano terá como tema: “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação”.


Com um propósito educacional motivado ao uso das tecnologias aliadas ao aprendizado, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Neste ano, o Centro Educacional Cenecista Professor Felipe Tiago Gomes tem a alegria de poder ser parte dessa estrutura, sendo o berço de um projeto incentivador e inovador. O evento será realizado pela Universidade Federal da Paraíba, do dia 18 ao dia 21 de outubro, na sede da CNEC Portal em João Pessoa, onde será trabalhada a proposta intitulada VALIDA DAY. A iniciativa dos professores e pesquisadores da UFPB, em parceria com as universidades privadas da capital do estado, tem o objetivo de divulgar e discutir sobre as produções de artefatos, objetos, plataformas ou repositórios dos chamados Objetos de Aprendizagem, Recursos Educacionais Abertos ou simplesmente Tecnologias Educacionais.

A proposta nasceu pela percepção do crescimento da produção desses produtos e serviços como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem, sobretudo nos últimos dois anos, resultantes do isolamento social e do ensino remoto impostos pela pandemia da COVID-19 e, mais recentemente, da condição de ensino híbrido, acolhida em todo o território nacional como consequência e alternativa ao novo modo de vida pós-pandemia.

Para o ano de 2022, o VALIDA DAY se propõe a trabalhar o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, voltado ao “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação”, tanto no formato presencial quanto no ambiente on-line, para a realização das palestras e dos minicursos e workshops, assim como para a apresentação de trabalhos técnico-científicos.

Desde 2014, o Colégio CNEC é participante do projeto Talento Científico Jovem da UFPB. No ano de 2021, nossos alunos foram contemplados com 34 premiações referentes aos 41 trabalhos submetidos ao projeto, os quais foram realizados individualmente ou em dupla.

O objetivo desse evento é que esses trabalhos ultrapassem as portas do colégio e que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) reconheça a tecnologia para inovação da educação, garantindo ainda um caráter especial a essa edição , pois faz parte da comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. Após dois anos de adaptação ao formato virtual em razão das restrições impostas pela pandemia, a retomada das atividades presenciais fortalecem o evento como um espaço de reflexão, divulgação da produção acadêmica e compartilhamento de experiências desenvolvidas na UFPB em diálogo com a sociedade.

Sempre atentos às novas propostas e tecnologias educacionais , unidas ao protagonismo dos alunos e ao desenvolvimento da nossa comunidade cenecista, o Centro Educacional Cenecista Professor Felipe Tiago Gomes e toda a Rede CNEC honram o saber e a educação, ao fazer parte de propostas como a do VALIDA DAY, uma iniciativa aliada às mais modernas soluções educacionais e tecnológicas, reforçando cada dia mais nosso compromisso e comprometimento com uma educação de excelência a todos os nossos alunos e alunas.