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23/07/2021

Projeto de Vida

O itinerário formativo da CNEC será oferecido juntamente ao Novo Ensino Médio, em 2022, objetiva oferecer ao aluno as condições para uma jornada criativa e proativa de formação.

A partir da necessidade que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, de que toda formação do estudante deve passar por uma construção sólida de projeto de vida, o Sistema de Ensino CNEC aderiu em sua reestruturação para o Novo Ensino Médio o componente curricular Projeto de Vida como itinerário formativo, que terá início no próximo ano.

A proposta tem como objetivo direto trazer para a centralidade da formação do estudante do Ensino Médio conhecimentos que poderão ser aplicados também em competências da vida após a sua formação escolar.

“O processo formativo inicia-se na primeira série como uma jornada de autoconhecimento, para que o aluno tenha uma série de ferramentas que o possibilite entender o que ele possui de expectativas e projetos para a vida. A partir daí, esperamos que ele consiga elaborar um projeto inicialmente voltado aos itinerários que ele irá escolher durante o ensino médio, nas disciplinas que ele vai optar em focar, nas atividades extracurriculares que irá desenvolver, e por fim consiga desenvolver tudo isso com plena consciência situacional, levando em conta sua localização geográfica, seu contexto cultural e sua construção histórica. Também é importante que reconheça o papel de influência que sua família e as mídias sociais possuem nos seus processos de decisão”. Explica o coordenador da área de Ciências Humanas da CNEC, Wagner Lafaiete de Oliveira Junior.

Vinculada às capacidades socioemocionais abordadas pela BNCC, os estudantes são levados a refletir sobre si mesmos na 1ª série do ensino Médio, trabalhando sua autonomia de decisão frente aos novos parâmetros do ensino médio e sua vida em geral. Já na 2ª série, é abordada a questão ética, colocando a prioridade no respeito consigo mesmo e com o outro. Além de levar em conta o reconhecimento de valores fundamentais de uma sociedade democrática e diversa. Quando alcançar a 3ª série, o enfoque do componente terá uma visão mais prática, com atividades voltadas ao empreendedorismo, processo de entrada e escolha de universidades, mercado de trabalho, entre outros.

Para a condução dos nossos alunos, estão sendo analisados perfis de profissionais com conhecimento teórico e prático, para que de forma flexível, responsável e ao mesmo tempo visionária, consigam colaborar com os estudantes no caminho que eles farão por todo seu processo formativo. Além do profissional que ministrará as aulas do Projeto de Vida, outros profissionais poderão ser utilizados nas oficinas e processos desenvolvidos. Por exemplo, profissionais ligados à arte, música, mídias digitais, finanças e profissionais no geral para que a proposta possa ser educativa, prazerosa e útil aos estudantes. Também se faz presente, a inserção do aluno nas demandas práticas da sociedade, compreendendo suas possibilidades, contexto e ambientes de vivência.

O material que está sendo elaborado pela equipe da Educação Básica, com a colaboração do conhecimento de profissionais da área de Psicologia, virá na apostila impressa, porém com objetivos específicos a cada módulo e com aulas presenciais em oficinas elaboradas nas unidades da rede CNEC com carga horária similar a outras disciplinas, como explica Wagner: “Nós percebemos o quanto seria importante colocar o componente curricular “Projeto de vida” como parte do eixo comum de formação contando com material impresso desenvolvido por nós. Vemos este projeto como uma oportunidade de propor uma nova percepção de educação, dando autonomia ao estudante para que ele possa decidir o que realmente quer e oferecendo ferramentas para que ele tome essas decisões de modo consciente e bem amparado. Com os itinerários, podemos deixar que eles façam suas escolhas. A minha motivação em participar da elaboração do projeto de vida é fazer com que o aluno possua maturidade situacional e emocional para exercer sua autonomia de modo responsável, para que ele possa fazer as suas próprias escolhas e saiba seu papel na sociedade”.

Assim, o itinerário Projeto de Vida, desenvolvido em conjunto por todas as áreas do conhecimento, objetiva oferecer ao estudante cenecista as condições para uma jornada criativa e proativa de formação, fundamentada nos anseios idealizados pelo próprio aluno, oferecendo a ele as condições e o embasamento por meio de orientações especializadas psicossociais para o conhecimento de si, do mundo e do mercado de trabalho.

Para detalhes da proposta do Novo Ensino Médio e apresentação dos itinerários formativos, realizaremos entre os dias 25 a 29 de Outubro a Semana do Novo Ensino Médio, em que o sistema de ensino CNEC contará com a presença de renomados professores para enriquecer esta temática. Em breve, daremos mais detalhes sobre a semana do Novo Ensino Médio CNEC, a qual todos já estão convidados para participar!