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04/02/2022

Primeira Jornada Pedagógica 2022

Nessa última semana, entre os dias 24 e 28 de janeiro, a Coordenação de Educação Básica (CEDUC-EB) promoveu a jornada pedagógica, de forma on-line, para o planejamento e compartilhamento de experiências e propostas, que serão executadas neste ano e

Na última semana de janeiro, tivemos a oportunidade de conversar, debater e desenvolver diversos projetos e propostas para o ano letivo de 2022 entre as equipes pedagógicas, de nossas 67 unidades de Educação Básica que, por meio da nossa Jornada Pedagógica, reuniram-se junto à Coordenação de Educação Básica (CEDUC-EB), por videoconferências, iniciando, assim, os trabalhos e as orientações deste ano.

O Coordenador Geral da Educação Básica da Rede CNEC, Júlio Henrique, parabenizou as equipes pelo empenho na campanha de matrículas, com uma boa perspectiva de aumento da base de alunos e retomada da confiança no Sistema de Ensino CNEC.

O encontro foi realizado de forma on-line, e contou com a participação do professor José Lima, vice-presidente de educação da CNEC. Durante a Jornada Pedagógica, além dos planejamentos pedagógicos, foram abordados temas sobre o autodesenvolvimento, a motivação e a empatia sobre as relações interpessoais no ambiente escolar.

“Com a Jornada, me propus a refletir e conhecer ainda mais sobre os anseios e dificuldades, porém, prezando muito pela educação e acreditando que, quando se tem profissionais que buscam adquirir a competência e o aperfeiçoamento, eles se tornam seres humanos com ainda mais garra na missão que nos foi dada”, ressalta a diretora da CNEC Timbaúba, em Pernambuco, Fabiana Araújo.

Em função disso, e unindo as escolas e famílias, um dos temas abordados foi a lei de proteção de dados (LGPD), que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

“A lei de proteção de dados foi tratada de forma muito clara; os cuidados com os rastros digitais e com as responsabilidades da gestão de dados foram ressaltados, assim como a prevenção dos clientes; aprendemos também a tratar os nossos dados e os da empresa”, ressaltou o diretor do Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal e da Faculdade CNEC Itajaí, João Batista Hammes. O assunto se une à proposta do CNEC Cidadania cujo tema deste ano será a Cidadania Digital.

O Novo Ensino Médio, que tem início neste ano letivo, também foi pauta e trouxe discussões e esclarecimentos necessários para iniciar a sua implementação, reforçando essa necessidade de forma gradativa. Em 2022, iniciaremos com a primeira série do ensino médio, que será concluída em 2024. Dessa forma, a CNEC dá o primeiro passo rumo à implementação das novas propostas e metodologias para uma melhor abrangência desse novo currículo.

É importante mencionar que cada unidade está sendo preparada segundo a sua realidade, com a proposta baseada no protagonismo e no preparo para o mercado profissional. Nesse sentido, um grande diferencial da CNEC é a base do material didático, que foi reformulado para esta nova abordagem de forma consistente e objetiva, além de acessível, pois é disponibilizada de forma impressa e também de modo online pela plataforma digital de aprendizagem.

Os professores, responsáveis pela elaboração do material, estiveram presentes na reunião para apresentar o conteúdo e as propostas de ensino, bem como as reformulações e a forma como seria realizado o planejamento, considerando o manual e o material interativo.

"A oportunidade de discutir um pouco mais sobre o material didático do Novo Ensino Médio da CNEC, disponível também de forma digital, possibilita, um novo olhar para o Novo Ensino Médio. O programa auxilia os estudantes de forma sólida, pois precisamos de novos olhares e o Brasil precisa despertar ainda mais o interesse do estudante, oferecendo uma orientação completa, não só a visão para o vestibular e para o Enem, mas para sua carreira profissional, contemplando todas as etapas da vida acadêmica”, complementa o diretor do Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal e da Faculdade CNEC Itajaí, João Batista Hammes.

Sempre pensando no melhor para a aprendizagem e o benefício dos nossos alunos, as equipes pedagógicas estão trabalhando com todo o preparo necessário, adaptando o olhar para o Novo Ensino Médio, para que ele se torne o ponto de partida de grandes aprendizados e perspectivas. Assim, pensando na formação básica e nos itinerários formativos e eletivos, sendo o itinerário formativo de conteúdo obrigatório e o eletivo opcional, permitindo ao aluno o acesso a dois itinerários à sua escolha, oferecidos de forma online para todas as unidades da rede. As opções disponíveis para os itinerários eletivos podem ser conferidas na página do Novo Ensino Médio da CNEC, em http://novoensinomedio.cnec.br.

Dando continuidade ao encontro, tivemos um momento especial para debatermos a respeito do segmento da Educação Infantil, por meio de abordagens de metodologias crescentes de aprendizado. O tema foi escolhido para o encerramento da Jornada Pedagógica e contou com a parceria da FTD para trazer mais esclarecimentos sobre o material utilizado, o “Toni Itinerários”, que trabalha com a vivência da criança como um todo, norteado pelos valores e pelos direitos de aprendizagem, juntamente aos campos de experiência da BNCC.

A diretora da CNEC Timbaúba, Fabiana Araújo, complementa ainda que “A educação só faz a diferença quando nós buscamos o diferencial e, com a Jornada, compartilhamos saberes e experiências. Foi riquíssimo! Trabalhamos especialmente o coração da escola, que é a prática do professor com o aluno de Educação Infantil, apontando a sensibilização, o caminhar da criança, que dá oportunidade para que ela chegue a um contexto geral, compreendendo o que seria pertinente para a faixa etária. A qualidade do aprendizado é extremamente necessária na Educação Infantil. Essa construção do aprender desperta o conhecimento por intermédio de materiais lúdicos, da psicomotricidade e da contação de histórias, que fazem com que a criança possa despertar esse saber.”

Desse modo, ocorreu a primeira Jornada Pedagógica de 2022, que promoveu a formação de educadores sobre os processos de ensino-aprendizagem para as crianças e jovens da rede. Visando uma educação pautada nos valores humanos, a CNEC está sempre pensando e projetando o aprimoramento dos métodos e soluções educacionais para o desenvolvimento do aluno em todas as etapas de sua vida. E, neste ano, com as matrículas acontecendo em ritmo acelerado e com grandes perspectivas de crescimento, nossas unidades estão a pleno vapor para a recepção dos alunos neste primeiro semestre. Vale lembrar que a retomada das aulas em nossas unidades segue as recomendações sanitárias de cada estado e município. Sendo assim, é possível notar algumas diferenças no ano letivo e no formato das aulas, considerando as localidades.

Por isso, neste início de ano letivo, estamos mais do que preparados para recebermos nossos estudantes. E se você ainda não faz parte da família cenecista, visite a unidade mais próxima e construa um futuro brilhante com a CNEC! Nossas matrículas estão abertas, então aproveite e venha ser um cenecista você também!

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