Novidades

21/09/2022

CNEC Talks - Educação Inclusiva

A próxima edição do CNEC Talks abordará o respeito e o acolhimento à diversidade por meio da Educação Inclusiva, tratando de condições necessárias para que tanto os alunos quanto suas famílias sintam-se bem dentro das unidades de educação cenecistas.


A inclusão nos remete ao fundamento de que a convivência em sociedade é pautada na relação de pessoas diferentes entre si, cada uma com suas particularidades. E com uma visão de Formação Humana Integral, a CNEC destaca a inclusão e a aceitação de todos os alunos, independentemente de suas condições sociais, culturais e de desenvolvimento.

E assim, como citado no Projeto Político-Pedagógico da CNEC e colocado em prática em nossas unidades, a compreensão de que a Educação se faz para todos, sem exclusão, compreendendo e comprometendo-se com o respeito às diferenças, desenvolve recursos pedagógicos que habilitam as escolas - com o apoio das famílias e dos profissionais que acompanham alunos que necessitam de atendimento individualizado - a oferecerem, dentro das suas condições, acesso aos meios de aprendizagem.

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência define que:

“Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

E no Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, o CNEC Talks abordará o tema Educação Inclusiva, questão já disposta pelo sistema cenecista, de que uma escola inclusiva precisa adaptar-se à diversidade de características, capacidades e motivações de seus alunos, a fim de responder às necessidades educacionais de cada um, para que todos possam progredir na aprendizagem e participar desse processo de igualdade de condições.

A educação inclusiva tem como objetivo principal estabelecer a igualdade de possibilidades e oportunidades no âmbito da educação. E para conversar sobre o assunto a edição traz as profissionais convidadas: Dra. Ana Carolina Tristão Silva Neurologista Infantil e a professora da rede CNEC Érika Santos.

A edição do CNEC Talks vai ao ar na quarta-feira, 21 de setembro, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Sistema de Ensino CNEC no Youtube. Não perca!