Novidades

12/03/2020

UNICNEC Bento Gonçalves oferecerá 30 vagas para curso gratuito de camareira e garçom

O Centro Universitário CNEC de Bento Gonçalves (UNICNEC Bento Gonçalves) irá oferecer capacitação gratuita para mulheres e homens em situação de vulnerabilidade social. A formação ofertará 30 vagas para o curso que desenvolverá as competências básicas para a atuação como camareira e garçom. A iniciativa é fruto de uma parceria inédita firmada entre a Instituição e a Prefeitura do município para fomentar e qualificar os serviços de hotelaria disponibilizados na cidade, que é reconhecida pela produção de vinhos e turismo rural, diferenciais que atraem milhares de turistas todos os anos.

O reitor do UNICNEC Bento Gonçalves, professor Fernando Malheiros, destaca que a ação promoverá a inclusão produtiva em setores aquecidos, como o de turismo e hotelaria, e ainda viabilizará a inclusão social da região, uma pauta defendida pela Instituição. 

“Além da formação profissional adequada, com o desenvolvimento de atividades técnicas que o município precisa na área de hotelaria, a formação de pessoas em situação de vulnerabilidade social está também alinhada ao propósito maior da nossa Instituição, e, por isso, é de nosso total interesse”, detalha o reitor.

A seleção das pessoas aptas a participarem do curso será efetivada pela Prefeitura, que já iniciou a triagem junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS's) I, II, III, e também à Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Programa Acessuas Trabalho, trabalho que será realizado até o dia 7 de abril. Entre os critérios observados para a seleção, estão a idade mínima de 18 anos, escolaridade de ensino fundamental incompleto, inserção no programa Bolsa Família e/ou acompanhamento nos serviços sociais do município.

As aulas devem começar no dia 15 de abril e seguir até os primeiros dias de junho, e serão ministradas uma vez por semana, nas quartas-feiras, das 14h às 17h30, no campus do UNICNEC Bento Gonçalves, localizado no endereço Arlindo Franklim Barbosa, nº 460, bairro São Roque. Além do espaço para o curso, todo o conteúdo da formação será aplicado pelos professores da Instituição.

O curso será dividido em três módulos. Na primeira etapa, os inscritos serão orientados sobre a importância da hospitalidade e da qualidade dos serviços que deverão ser prestados no dia a dia das profissões. Já o módulo dois, apresentará as competências necessárias para as atividades de camareira e garçom. A última parte do curso incluirá visitas técnicas a hotéis com restaurantes em Bento Gonçalves, para que os alunos verifiquem na prática a atuação de garçons e camareiras.

As apostilas para o curso, assim como o transporte para o acompanhamento das visitas técnicas, serão custeados pela Prefeitura.