Novidades

12/12/2019

Sistema de Ensino CNEC será reformulado para se transformar em um ecossistema de inovação educacional

Há quase 20 anos, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) possui um sistema de ensino próprio, que é responsável por produzir todo o material didático e recursos tecnológicos utilizados pela rede, além de oferecer apoio pedagógicos aos docentes. Mas, nos próximos três anos, o papel da unidade será expandido, para que a iniciativa seja reconhecida nacionalmente com um centro de inovação educacional. 

A ampliação das atividades foi apresentada nesta quinta-feira, dia 12, durante a reunião realizada pelo grupo de trabalho da CNEC que debate a implementação das ações previstas no Planejamento Estratégico Corporativo 2019-2023.

Para o diretor de Operações do Sistema de Ensino da Instituição, Érlei Araújo, o desenvolvimento da unidade de negócio atenderá, de forma efetiva e com qualidade, à crescente demanda da sociedade por novas soluções educacionais que consigam conciliar os avanços tecnológicos com a formação do estudante, em todos os níveis de ensino. A ampliação permitirá, inclusive, a oferta dos produtos e serviços da CNEC para o mercado externo.

“Nós vivemos a economia 4.0 e, nesse contexto, a inovação tem um papel fundamental para criar novas possibilidades, serviços e condições, para que a gente consiga ter mais efetividade na oferta de ensino e, consequentemente, na formação dos nossos alunos. E, para alcançar esse resultado, precisamos nos estruturar e trazer programas e projetos que, de fato, darão sustentação para essas inovações, como o curso de Programação e Robótica, por exemplo”, esclareceu Érlei Araújo.

Atualmente, as soluções educacionais oferecidas pelo Sistema de Ensino CNEC já incluem iniciativas como o Noas, que reúne mais de 1,5 mil games educativos para todos os níveis de ensino; a plataforma Alexandria, com uma biblioteca de questões preparatórias para importantes avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); e o aplicativo CNEC Digital, que possibilita ao aluno acompanhar as principais informações do colégio ou da instituição de ensino superior em que está matriculado, com acesso às videoaulas, simulados, conteúdos exclusivos e interação com outros estudantes e professores.