Novidades

30/12/2020

Retrospectiva: CNEC faz balanço das atividades desenvolvidas em 2020

Mesmo em ano atípico, nossa rede de ensino desenvolveu aplicativos, ferramentas e projetos

Todos nós podemos afirmar que 2020 não foi nada do que esperávamos. Tivemos que enfrentar desafios, mudar rotinas e nos reinventar para conseguir lidar com as grandes mudanças pelas quais passamos e ainda estamos passando por conta da pandemia.


Foi um ano difícil, mas, mesmo durante todo este período de incertezas, garantimos as melhores condições de estudo para nossos alunos e cumprimos o compromisso educacional que firmamos há 77 anos.


Mesmo durante a pandemia, a CNEC não parou. Desenvolvemos aplicativos, ferramentas e vários projetos visando o aprimoramento dos processos de aprendizagem dos nossos alunos, por meio de nossas plataformas, e também das comunidades como um todo, por meio de nossas videoaulas e dos cursos de formação continuada disponibilizados gratuitamente para todos.


No entanto, nada disso seria possível sem o envolvimento de muitas pessoas, especialmente de nossos alunos e professores. Desde o início das atividades remotas, 15.161 alunos e 1.501 professores da Educação Básica estão utilizando o CNEC Home Learning.


Até o dia 30 de dezembro, nossa plataforma de aprendizagem já contava com mais de 356 mil posts, 80 mil atividades postadas e 24 mil simulados aplicados durante o ano letivo de 2020. Neste mesmo período, nossos professores, alunos, coordenadores e diretores trocaram mais de 1 milhão de mensagens por meio da CNEC Digital.


Além disso, foram gravadas 920 videoaulas para o Ensino Superior e 4.360 videoaulas para os Estudos Orientados, sendo 630 aulas teóricas e 3.730 exercícios de fixação



A dedicação de nossos alunos e professores se transformou em excelentes resultados e são motivo de orgulho para nossas unidades espalhadas por todo o Brasil. Atualmente, a média nacional dos alunos cenecistas tem sido maior do que a média nacional em todas as áreas do conhecimento cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio. Em Redação, por exemplo, a média das escolas e colégios cenecistas está 116 pontos acima da média geral no país.


E não paramos por aí: 16 escolas e colégios que fazem parte da rede CNEC estão entre os três primeiros colocados no Enem no ranking de suas respectivas cidades. Dentre esses 16, dez estão em primeiro lugar, três estão em segundo e três estão em terceiro.

Cursos Gratuitos


Para ajudarmos nossos alunos a continuarem se destacando no Enem, promovemos mais uma edição do Esquenta Enem em 2020. No entanto, o nosso evento anual que contou com cinco dias de aulas sobre assuntos de todas as áreas do conhecimento cobradas no Exame também foi disponibilizado de forma gratuita para todos os estudantes que quisessem participar e não apenas para alunos cenecistas.


Logo no primeiro dia de evento, tivemos a participação de alunos de várias regiões do país, como Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba, Paraná e Santa Catarina.


Ainda pensando na comunidade de forma geral, a CNEC também ofereceu, gratuitamente, por meio do SuperAprova, mais de 500 videoaulas de 14 disciplinas para dar suporte a estudantes de todo o Brasil que estão se preparando para os vestibulares e para o Enem.


Para continuar oferecendo educação de qualidade durante o cumprimento das medidas de isolamento social e aprimorar a qualificação profissional dos brasileiros, a rede também disponibilizou vários cursos gratuitos na plataforma de Educação Continuada da CNEC, hospedada na página https://loja.edublocks.com.br. Todos os cursos oferecidos concederam certificados aos participantes aprovados.


O mesmo vale para o curso de Robótica Educacional criado pelo Sistema de Ensino, que também foi disponibilizado sem custo algum para qualquer pessoa interessada em conhecer os princípios básicos de programação e robótica por meio do cupom de desconto #ROBOTICACNEC.

Novos Recursos e Aplicativos


Além de produzir e oferecer diversos conteúdos educacionais com excelente qualidade, desenvolvemos aplicativos e ferramentas voltados ao aprimoramento de nossos processos de aprendizagem.


É o caso do App de Redação, uma ferramenta que possibilita a correção digital de redações. O novo recurso desenvolvido pelo Sistema de Ensino em 2020 permite que os professores corrijam os materiais enviados pelos alunos utilizando como base as cinco competências exigidas e avaliadas em produções textuais do Enem.


O desenvolvimento do aplicativo veio acompanhado de um curso de correção de redações para os professores da rede. O curso “Formação de Corretores no App de Redação CNEC Digital” faz parte do CNEC em Rota, o Programa de Valorização e Formação Docente, que contempla aspectos pedagógicos e específicos das diversas áreas do conhecimento.


Em 2020 também lançamos a CNEC Play, a nova plataforma de vídeos e streaming da rede. Com uma interface mais moderna e de fácil utilização, a CNEC Play chegou como uma versão mais atualizada da TV CNEC. O novo site trouxe algumas novidades, como a possibilidade de visualização dos vídeos mais acessados do momento, permitindo que os alunos fiquem por dentro dos conteúdos que estão em alta. Além disso, a plataforma conta com um acervo de aulas do Esquenta Enem de 2013 a 2019.


Para 2021, já planejamos o lançamento do CNEC Meet. A solução de videoaula integrada à plataforma CNEC Digital já foi testada por alunos e professores durante o mês de novembro e agora passará por reajustes antes do lançamento.


Outro projeto em que continuaremos investindo em 2021 é o CNEC Talks. Lançado em 2020, o evento on-line passou a oferecer uma série de webinars para professores, coordenadores e diretores da rede. De setembro até dezembro, tivemos encontros para debater importantes temas relacionados à educação, como a Base Nacional Comum Curricular e os planos de aula da Nova Escola, Inovação na educação pós-pandemia e Avaliações e Teoria de Resposta ao Item.


Como você pode perceber, 2020 pode até não ter sido da forma que imaginamos, mas, com certeza, foi um ano em que trabalhamos incansavelmente para continuar contribuindo com a educação do nosso país.


Para 2021, nosso primeiro desejo é continuar contando com você. No mais, esperamos que o ano que se inicia seja repleto de dias melhores e que possamos dar seguimento a todos os nossos projetos e trabalhos para nos tornarmos cada vez melhores para oferecer uma educação de excelência aos nossos estudantes.