Novidades

30/04/2021

Mensagem - Centenário Felipe Tiago Gomes

“Pouco a pouco, como quem não pressente que a vida passa, fui dando asas aos meus sonhos e cheguei a um ponto em que esses sonhos já não mais me pertencem.”
Felipe Tiago Gomes

Em 2021, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, a CNEC, vive mais um momento marcante da sua história que vem sendo construída há mais de sete décadas. No dia 1º de maio, Dia do Trabalho, celebramos os 100 anos do nascimento do nosso fundador: o ilustre professor Felipe Tiago Gomes.


Felipe Tiago Gomes foi uma figura notável na área educacional e política. Em 1947, ele foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Pernambuco e fundou o Teatro Universitário de Pernambuco. Em 1950, tornou-se integrante da Campanha de Erradicação do Analfabetismo no Estado do Rio de Janeiro e, no ano seguinte, organizou o Movimento Popular da Alfabetização. Também foi colaborador do Movimento Cívico Contra o Analfabetismo, no Espírito Santo, em 1954. Em 1958, foi nomeado diretor do Departamento de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e, em 1960, tornou-se membro diretor da Associação Brasileira de Educação e foi prefeito de Picuí, sua cidade natal.


A CNEC nasceu a partir do desejo deste homem de levar o conhecimento para aqueles que não possuíam condições de tê-lo em uma época em que a formação básica ainda era considerada um privilégio para poucos. Nesse contexto, foram necessários diversos esforços tanto por parte do professor quanto de todos que apoiaram e contribuíram para viabilizar a criação e realização da Campanha do Ginasiano Pobre, que, anos mais tarde, passou a ser conhecida como Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. O próprio professor Felipe Tiago Gomes dizia: “Um ginásio apenas era a nossa meta, mas a ideia se espalhou pelos generosos corações brasileiros e transformou-se na maior obra de ensino comunitário das Américas, com unidade de direção”.


Com o cerne do compromisso constituído na oferta de educação de qualidade para todos, a CNEC, em seu caráter filantrópico, investe anualmente em gratuidade para que alunos de todo o país possam realizar o sonho de estudar e ter acesso a uma educação completa e de excelência. Em 2020, a CNEC investiu mais de R$34 milhões em bolsas sociais e material didático para alunos da Educação Básica e do Ensino Superior.
A CNEC atua em mais de 74 municípios de 16 estados do país e no Distrito Federal. Se hoje a instituição chegou até aqui, isso só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pelo professor Felipe Tiago Gomes, cujo trabalho tem sido, até hoje, notado e reconhecido em nossa sociedade.


Prova disso foi a instituição de 2021 como o “Ano Felipe Tiago Gomes” no Estado da Paraíba. A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, no dia 6 de abril, o Projeto de Lei (PL) nº 2.435/2021, de autoria do deputado estadual Buba Germano (PSB), que institui o ano de 2021 no âmbito da educação do Estado da Paraíba como o “Ano Felipe Tiago Gomes”, em alusão ao centenário de nascimento do notável professor paraibano. Essa bela homenagem também nos toca muito, afinal, o Felipe Tiago Gomes tinha um carinho imenso pela Paraíba, especialmente por sua cidade natal. Ele mesmo disse “Minha terra é a mais bonita do mundo porque é minha terra”.


A proposta também recebeu parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) pela constitucionalidade e juridicidade. Com a sua aprovação, de acordo com o projeto, a Administração Pública Estadual, através da Secretaria de Estado da Educação, poderá realizar atividades educacionais, sociais e culturais, no âmbito escolar, mobilizando alunos, professores, servidores e a comunidade em homenagens e produções acerca da vida e obra do homenageado.


Para a comemoração do centenário de nascimento do professor Felipe Tiago Gomes, a CNEC está desenvolvendo diversas ações, incluindo atividades educativas que serão realizadas em nossas unidades. Entre elas, destacam-se o concurso de redação e o concurso de desenho. Ambos serão focados na trajetória de vida de Felipe Tiago Gomes no legado deixado por ele.


Contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde está inserida a partir da formação de seus cidadãos é um legado construído pela CNEC, uma instituição genuinamente comunitária, desde 1943.


Em 2021, a CNEC completa 78 anos de história e, durante esse período, a instituição tem promovido educação e inspirado gerações de estudantes por todo o país. Hoje, essas mesmas pessoas que já ocuparam as carteiras em salas de aula de um dos nossos colégios são as responsáveis por construir e promover o desenvolvimento das comunidades e regiões em que vivem expandindo o legado da CNEC e, consequentemente, perpetuando o sonho de Felipe Tiago Gomes.


Atuar no mercado educacional é um grande desafio e ele tem sido ampliado ainda mais durante o último ano. No entanto, mesmo durante todo este período difícil, a CNEC garantiu as melhores condições de estudo para seus alunos e cumpriu o compromisso educacional que firmou há 77 anos.
Mesmo durante a pandemia, a CNEC não parou. Além de oferecer aulas por meio de sua moderna plataforma digital, o Sistema de Ensino CNEC também desenvolveu aplicativos, ferramentas e vários projetos visando o aprimoramento dos processos de aprendizagem dos nossos alunos, e também das comunidades como um todo, por meio de nossas videoaulas e dos cursos de formação continuada disponibilizados gratuitamente para todos.


Graças aos princípios enraizados na CNEC pelo professor Felipe Tiago Gomes, a instituição sabe o quanto é importante levar educação de qualidade aos estudantes do país. Por isso, a CNEC reafirma, todos os dias, a crença no ser e o compromisso de formar pessoas para a vida.


Para encerrar, digo a vocês mais uma frase que retrata muito bem o anseio que o ilustre Felipe Tiago Gomes tinha em ver a educação ser disseminada por todo o Brasil: “Benditos sejam todos aqueles que ouviram a minha voz, como um brado da própria natureza ressequida, gritando por escolas e mais escolas para as crianças do meu país”.


Diretoria Geral da CNEC