Novidades

17/09/2019

ENEC 2 será aplicado de 23 de setembro a 8 de outubro nos colégios

A segunda etapa do Exame Nacional dos Estudantes CNEC (ENEC) para a educação básica será aplicada entre os dias 23 de setembro e 8 de outubro. Promovida pela Campanha Nacional de Escolas das Comunidade (CNEC), a iniciativa avalia a gestão pedagógica e a evolução do aprendizado dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio dos 94 colégios mantidos pela rede.

Nesta edição, os estudantes de todas as séries realizarão o exame na plataforma CNEC Digital, com exceção da redação, que será produzida pelos alunos do último ano do ensino médio em folha impressa.

No Ensino Fundamental I, o teste será composto por 30 questões objetivas das áreas de Linguagens (Língua Portuguesa e Inglesa), Matemática, Ciências da Natureza (Ciências e História) e Ciências Humanas (História e Geografia).

Já no Ensino Fundamental II, o número de itens objetivos passará para 40 e contemplará as mesmas áreas do conhecimento, com a diferença que em Linguagens o teste poderá abordar também questões da Língua Espanhola. Nas duas modalidades, a aplicação do exame terá a duração de até 3h30.

Para o 1º e 2º ano do Ensino Médio, a avalição terá 80 questões objetivas, com 5 horas para a realização do exame, e abordará as áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Língua Inglesa/Espanhola), Matemática, Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia).

No caso dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, o exame será aplicado em dois dias. No primeiro, os alunos terão o prazo de 5h30 para elaborar a redação e responder 90 questões relacionadas às áreas de Linguagens e Ciências Humanas. No segundo dia, o teste apresentará outras 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática. Nesse caso, a prova terá a duração de 5h.

Os resultados das provas objetivas serão divulgados no dia 22 de outubro e da redação, no dia 29 do mesmo mês. Conforme previsto no Sistema de Ensino, o desempenho individual do ENEC 2 será usado para integrar as médias do 3º trimestre.

Ampliação do ENEC
Até o primeiro semestre deste ano, o ENEC avaliava somente os estudantes da Educação Básica e, por isso, era denominado como Exame Nacional das Escolas Cenecistas. 

Em agosto, a avaliação foi ampliada e passou a aferir também o desempenho dos matriculados nas instituições de Educação Superior. Com isso, o nome da iniciativa mudou para Exame Nacional dos Estudantes CNEC. A primeira aplicação da prova para os universitários ocorreu no início deste mês.

Mais informações sobre o ENEC na página https://enec.cneceduca.com.br