Novidades

12/12/2019

Educação Básica CNEC será reestruturada para atender as demandas do mundo pós-moderno

O terceiro dia de trabalho da comissão formada pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) para instituir as soluções educacionais previstas no Planejamento Estratégico Corporativo, realizado nesta quarta-feira, dia 11, foi dedicado ao fortalecimento da educação básica.

A gerente nacional da área, Learice Barreto Alencar, explicou que no período 2019-2023 a Instituição investirá na reestruturação das bases conceituais de todos os níveis de formação da educação básica, para que os processos de ensino-aprendizagem da CNEC sejam ainda mais integrados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, consequentemente, mais completos e inseridos nos anseios da sociedade pós-moderna. 

Ao fim da reestruturação da educação básica, por exemplo, a Instituição se preparará para oferecer o Novo Ensino Médio CNEC, modalidade que disponibilizará múltiplos itinerários de formação para o estudante, inclusive, articulado com a educação profissional.

“A gente precisa se colocar diante de um mundo que é moderno e a nossa proposta traz uma filosofia dialética pautada nisso. O conceito do novo ensino médio vai trazer novidades para o Brasil, mas que já vem sendo discutida em outros países”, pontua a gerente de Educação Básica CNEC.

Learice Alencar informou ainda que a complementação do itinerário do ensino médio será definida conforme as escolhas e interesses profissionais apresentadas por cada estudante, preferências que serão construídas ao longo da formação escolar com o apoio do plano de vida do aluno, uma ferramenta de acompanhamento individual que também será oferecida pela rede CNEC.

A política da educação inclusiva e o modelo do Programa Bilíngue, assim como a ampliação da oferta de cursos livres para a comunidade e de formação continuada para a equipe pedagógica das Instituições e a estruturação dos processos administrativos-pedagógicos também foram definidos como programas e projetos considerados estratégicos para a educação básica CNEC.