Novidades

10/12/2019

CNEC estabelece programas e projetos prioritários para a Educação Superior

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) estabeleceu nesta terça-feira, dia 10, os programas e projetos que deverão ser priorizados pela Instituição para unificar os procedimentos adotados na educação superior. Os encaminhamentos foram definidos durante o segundo dia de reunião do grupo de trabalho que aborda as soluções educacionais que serão viabilizadas no âmbito do Planejamento Estratégico Corporativo, para o quinquênio 2019-2023.

Entre as ações identificadas, estão a sistematização dos indicadores de desempenho dos cursos e das instituições da rede; a ampliação da oferta de vagas para as modalidades da educação superior presencial, a distância, híbrida e de formação continuada; e a elaboração de um núcleo de inovação e trabalhabilidade que prepare os alunos para a atender as demandas da sociedade e do mercado, com o desenvolvimento de habilidades e competências que vão além do emprego.

Na avaliação do gerente de Educação Superior da CNEC, André Assumpção, a unicidade nas metodologias fortalecerá a identidade institucional da rede, fato que impactará diretamente no aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem ofertados pelo segmento.

“No momento em que você define uma identidade institucional e que esse processo se ramifica no Plano de Desenvolvimento das Instituições, nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, nas metodologias que são implantadas, nos projetos de extensão que são definidos em cada unidade e na iniciação científica, a gente consegue formar um corpo, que será materializado com esses projetos”, ponderou o gerente de Educação Superior, André Assumpção.

Os programas e projetos estratégicos para a educação superior incluem ainda a implementação, até 2023, de 50% das instituições de educação superior da CNEC em centros universitários integrados aos ecossistemas das sociedade em que atuam, e a instituição de um plano de vida que contemple a jornada do aluno da educação infantil à pós-graduação na CNEC. 

"Temos que olhar para esse projeto considerando a complexidade de todas as diversas estruturas que o integram e trabalhar com a perspectiva do estudante, daquela pessoa que entrou com um ano de idade na educação infantil e que tem toda uma trajetória de vida que pode seguir dentro da CNEC até a pós-graduação", explicou André Assumpção.

Iniciada na última segunda-feira, dia 10, a reunião do grupo de trabalho será realizada até esta sexta-feira, dia 13, na sede da Mantenedora, em Brasília (DF).