HUMANIZAÇÃO

AÇÕES SOCIAIS NAS FACULDADES

Nas faculdades e escolas cenecistas, os alunos aprendem enquanto colocam em prática e, ainda, colaboram com a melhoria da qualidade de vida das pessoas das comunidades onde estão inseridos. A CNEC mantém postos de atendimento gratuitos em áreas de relevante valor social e econômico para contribuir com o desenvolvimento das regiões. São clínicas, escritórios, laboratórios e outros espaços físicos geridos por docentes e estudantes, sempre à disposição das pessoas.

 

Bento Gonçalves - RS

CLÍNICA ESCOLA

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA

ENFERMAGEM

Consultas de atenção básica, gestantes, crianças, diabéticos e hipertensos, puerpério, adultos e idosos, pré-natal, feridos, exames de DST e Hepatite, exames de mamas. Procedimentos de retirada de pontos, testes do pezinho, curativos, coletas, vacinas, punções, medicações, cateterismo e outros. Presença em instituições de saúde para auxílio em internações, administração de medicamentos e procedimentos rotineiros.

Santo Ângelo - RS

EMPRESA JUNIOR INOVACON

A Inovacon Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída exclusivamente por alunos de graduação dos cursos de administração, ciências contábeis e análise e desenvolvimento de sistemas. Juntos, desenvolvem estudos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a supervisão de professores.

Os serviços ofertados são de: criação de identidade visual e logomarca, auxílio na utilização de mídias digitais, fortalecimento organizacional, pesquisa e análise de mercado, pesquisa de satisfação de clientes, prospecção de novos consumidores, melhoramento de layout interno, treinamento de pessoal, engajamento de equipes, controle financeiro e fluxo de caixa, formação de preço de vendas, análise de custos empresariais.

PROJETO REINTEGRAR

Atendimento a adolescentes em conflito com a Lei. Os inscritos têm aulas de informática e acompanhamento psicológico como suporte para serem reintegrados à sociedade e ao mercado de trabalho.

O trabalho é realizado por meio de parceria entre a Faculdade CNEC de Santo Ângelo, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDEDICA), a Associação Comercial Industrial de Santo Ângelo (ACISA), a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) e a Promotoria da infância e da Adolescência local.

CLÍNICA ESCOLA DE BIOMEDICINA E ESTÉTICA E COSMÉTICA

Atendimento gratuito com ações de prevenção e diagnóstico de patologias em alunos e membros da comunidade local. Ao longo de 2018, os alunos dos cursos envolvidos realizaram coletas de sangues para exames laboratoriais em escolas, residências, asilos e aterros. Na Faculdade, fizeram testes de glicemia e tipagem sanguínea em funcionários, procedimentos de biomedicina estética, coleta de amostras biológicas. Com o Projeto Saúde Pública, atenderam alunos em escolas municipais e grupos de hipertensos e diabéticos em atividades lúdicas.

Os estudantes também aderiram e incentivaram a Campanha de Divulgação de Redome – Registro de Doadores Voluntário de Medula Óssea e Cadastro de Novos Doadores – junto ao Hemocentro de Santa Roda. Orientaram os trabalhadores da Empresa Ecos do Verde sobre as DST’s e os colegas de Faculdade sobre a importância da vacinação contra o vírus da hepatite B.

NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL

Aconselhamento fiscal e contábil a pessoas físicas ou jurídicas, contribuindo para a regularização de documentos, preenchimento de Declarações de Imposto de Renda, consultas de processamento e restituições de valores, encaminhamento à esfera jurídica – quando necessário. Atendimento à Micro Empreendedores Individuais e auxílio em abertura e fechamento de empresas.

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS

Atendimento jurídico qualificado para solução de conflitos de naturezas diversas. Orientação sobre direitos e deveres, ações, procedimentos jurídicos e acesso à informações pessoais. Além da assistência à comunidade, os alunos participam de Juris Simulados na Comarca de Santo Ângelo, contribuindo para seu desenvolvimento crítico e argumentativo com base na legislação vigente.

CLÍNICA ESCOLA ODONTOLOGIA

Consultas e procedimentos gratuitos para garantir a saúde bucal da comunidade local. A partir do diagnóstico inicial são realizadas anamnese e exame clínico, profilaxia e aplicação de flúor, raspagem subgengival e supragengival, esplintagem, selamento provisório, restaurações, clareamento, acesso endodôntico, biópsias. Tratamento de lesões, exodontia, radiografia, próteses e colocação de pinos.

CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA

Atenção aos pacientes de terceira idade, pessoas com doenças crônicas e atividades de prevenção para todas as idades. Projetos em parceria com o Pronto Atendimento do Batalhão de Comunicação de Santo Ângelo, com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- REDEMAQ, com escolas, clínicas e hospitais da região. O trabalho inclui atendimentos, palestras e atividades lúdicas, como dança para idosos.

Capivari - SP

FACETI – FACULDADE DA TERCEIRA IDADE

A FACETI proporciona educação inclusiva e de socialização para adultos, que, além de auxiliar na atualização de conhecimento gerais, ajuda a enfrentar as novidades de todas as fases da terceira idade. As aulas incluem palestras com profissionais capacitados para lidar com temas de interesse deste público e dicas de saúde e bem-estar.

ATENDIMENTO CONTÁBIL

Os alunos do curso de ciências contábeis atendem pessoas físicas e jurídicas para orientação de preenchimento da Declaração de Imposto de Renda, evitando inadimplências, multas e atrasos na entrega das obrigações fiscais junto à Receita Federal. Para isso, utilizam a estrutura de laboratórios da Faculdade.

Itajaí – SC

CONTAINER SUSTENTÁVEL

Em parceria com a Cooperativa Reciclavale, a Faculdade CNEC de Itajaí mantém em suas instalações um ponto de recolhimento de lixo eletrônico e matérias recicláveis. Além de ajudar na conservação e preservação do município, incluindo área verde, o espaço serve como apoio para palestras, cursos e ações de conscientização ambiental. No container, uma pessoa cedida pela cooperativa faz o agendamento para a coleta dos itens recolhidos, incluindo pilhas, baterias, placas de computadores, óleos de cozinhas, plásticos e outros.
O controle de quantidade arrecadado e coletado fica sob responsabilidade da cooperativa e da municipalidade, que separa o material e destina aos responsáveis pela reciclagem ou armazenamento correto.

Itaboraí - RJ

BRINQUEDOTECA

A Brinquedoteca da Faculdade CNEC de Itaboraí é como um laboratório para desenvolver habilidades do alunos ao lidar com o aprendizado e com o desenvolvimento de crianças. No espaço, são realizados encontros com os alunos da Escola Municipal Hilka de Araújo Peçanha, do curso normal, orientando sobre os principais objetivos de uma Brinquedoteca e a importância do livre brincar para as crianças. Os alunos organizam-se em dupla ou trio, duas vezes na semana, como voluntários, e desenvolvem atividades na brinquedoteca com os alunos do Colégio Cenecista Alberto Torres.

Joinville – SC

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS

A Faculdade CNEC Joinville atende as três Varas dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Joinville. O estágio supervisionado é composto estudo de casos, análise de autos findos, conciliação, negociação, mediação e arbitragem, simulados da OAB e de outros concursos públicos, tais como Magistratura e Ministério Público, visitas técnicas aos órgãos públicos – TRT 12ª Região, TJSC, OAB/SC, Tribunais Superiores em Brasília/DF, Câmara de Mediação e Arbitragem de Joinville/SC, Penitenciária Industrial de Joinville/SC e atendimento à população. Além das atividades supervisionadas, os estudantes prestam atendimento jurídico nas áreas de Direito de Família, Cível, Criminal, Trabalhista, Acidentário e Previdenciário. A partir de maio de 2018, a Faculdade firmou também convênio com a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, pelo qual atendem a comunidade na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Joinville/SC. Os acadêmicos dos 4ºs anos e dos 5ºs anos participam, ainda, os Fóruns, produzindo entre 28 e 20 relatórios de audiências anuais.

POSTO DE ATENDIMENTO E CONCILIAÇÃO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (PAC/JEC)

Há cinco anos, o Posto de Atendimento e Conciliação do Juizado Especial Civil prioriza a conciliação e a mediação como métodos de resolução de conflitos obtendo, com a ajuda dos acadêmicos conciliadores, um grande número de acordos judiciais em ações que tramitam sob a égide da Lei nº 9.099/95. Também são realizadas as audiências de conciliação no PAC/ FCJ pelos alunos egressos do Curso de Direito da Faculdade CNEC Joinville.

Como incentivo também aos alunos, aqueles selecionados para atuar neste atendimento recebem 50% de bolsas de estudos.

Uberaba – MG

CASA DO CAMINHO

A Casa do Caminho conta com apoio e parceria do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. Destina-se a dar plena e contínua assistência a portadores de HIV, melhorando-lhes a qualidade de vida, oferecendo-lhes moradia, alimentação adequada, cuidados básicos de higiene e saúde. Os abrigados recebem informações sobre a importância do tratamento e o cumprimento das orientações médicas. Por meio da assistência jurídica, são informados sobre seus direitos e formas de serem reintegrados ao mercado de trabalho e à vida comunitária.

O projeto visa diminuir o preconceito e discriminação que os diagnosticados com HIV encontram no dia a dia, proporcionando meio para o resgate da cidadania, a autoestima e a inclusão social. A Casa do Caminho fez acompanhamento às consultas médicas e atendimentos hospitalares de todos os abrigados, assim como o monitoramento de toda medicação. A instituição conta com um grupo de voluntários que, durante o ano, realizaram semanalmente reuniões e palestras de apoio e orientações ao portador do vírus HIV e seus familiares.

Aos sábados pela manhã, é oferecida sopa e pão às famílias residentes no bairro próximo a Casa do Caminho e bairros da periferia, com a participação de um grupo de voluntários formados por pessoas da comunidade e funcionários do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira.

NÚMERO BENEFICIADOS

25 a 30 assistidos mensais

CNEC 2019 - Todos os direitos reservados

Fechar Menu